NOTÍCIAS

Living Lab C realizou a 3ª Oficina de Cocriação – Etapa de Prototipação

Para dar continuidade ao trabalho do Living Lab C, foi realizada, no dia 23 de março, a “3ª Oficina de Cocriação – Etapa Prototipação”, na qual o grupo do projeto, formado por universidades, representantes do poder público, de entidades e da cadeia produtiva da construção, teve a oportunidade de rever as soluções para a temática de Resíduos da Construção Civil (RCC), levantadas em 2021, e estruturar as ações de 2022.

Foto da Matéria 1

3ª Oficina de Cocriação

As três oficinas de cocriação promovidas pelo Living Lab C foram conduzidas pela PhD em Administração, Young Leader of Latin America (YLAI), Professora e Mentora de Negócios, Dra. Luciana Padovez Cualheta, que utilizou a metodologia Design Thinking. Na primeira oficina de cocriação - etapa de problematização, em julho de 2021, foram elencadas as necessidades e delimitados os principais desafios em relação aos RCC. Já na segunda oficina de cocriação – etapa de ideação, em agosto do mesmo ano, houve o compartilhamento de ideias e reflexões sobre as possíveis soluções para essa pauta.

fuas fotos oficina cocriacao
 1ª Oficina de Cocriação 2ª Oficina de Cocriação

Mais de 60 pessoas participaram da terceira oficina de cocriação, cuja programação incluiu, além do review das atividades do Living Lab C em 2021, a apresentação dos projetos das equipes finalistas do desafio Construct Ideathon (Azulejou, Lego Waste, Plaster Paint, Plasticycle e XColor), o ranking e prototipação de soluções, as quais o grupo objetiva desenvolver nos próximos anos.

Living Lab C

O Living Lab C, primeiro laboratório vivo no Centro-Oeste com foco em inovação e sustentabilidade na construção civil, é promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e desenvolvido pela Comunidade da Construção GO. Seu propósito é o desenvolvimento de soluções criativas, aplicáveis na prática e de forma colaborativa, envolvendo representantes de empresas da cadeia produtiva da construção civil, de universidades e instituições de pesquisa, de entidades e associações, do setor público (em nível federal, estadual e municipal) e da sociedade (usuários).
O projeto, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Helena Carasek (UFG) e pela Eng.ª Civil Daniela Castro, foi lançado em 2020 e, até o momento, realizou diversas atividades técnicas voltadas à temática de “Gestão e Reaproveitamento de Resíduos da Construção Civil (RCC)”. Dentre as iniciativas empreendidas para o compartilhamento de boas práticas e o levantamento de ideias e soluções, pode-se citar, além de pesquisas de mestrado e doutorado, a realização de reuniões de trabalho, pitchs, oficinas de cocriação e o Construct Ideathon (desafio de inovação e empreendedorismo com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas de formação).

Para acompanhar as ações da Comunidade da Construção GO, siga nas redes socias @livinglabc.

Sinduscon-GO
ABCP
UFG