NOTÍCIAS

Comunidade da Construção GO encerra seu 14º Ciclo em encontro presencial

A Comunidade da Construção Polo Goiano encerrou, no dia 10 de dezembro, as atividades do 14º Ciclo de Ações. O evento, realizado de forma presencial, contou com a participação de 50 profissionais de empresas parceiras do programa. O encontro foi marcado pelas palestras dos especialistas Enga. Civil Kelly Miranda (ABL Prime) e Eng. Eletricista Jorge Luiz Rodrigues (Mol Engenharia) que apresentaram os resultados alcançados pelo GT BIM GO neste ano. A palestra técnica, com tema Fluxo BIM, foi ministrada pelo especialista Ricardo Freitas, da onBIM Technology.

Resultados do 14º Ciclo de Ações

No seu 19º ano, a Comunidade da Construção GO contou com a parceria de 53 empresas, sendo construtoras e incorporadoras, escritórios de projetos e consultoria, fornecedores, laboratórios, universidade e entidades. De fevereiro a dezembro, foram realizadas 18 atividades técnicas, 2 minicursos, 12 reuniões dos subgrupos do GT BIM e 1 Desafio de Inovação e Empreendedorismo (voltado a estudantes universitários). Ao todo, foram 50 horas de encontros técnicos, somando mais de 1.000 participantes; além de 150 horas de reuniões de articulação e planejamento.

As temáticas de trabalho neste ano foram BIM (10 subtemas abordados); inovação e sustentabilidade na construção civil; gestão e reaproveitamento de resíduos de construção civil; ensaios exigidos pela norma de desempenho (NBR 15.575); e estanqueidade de fachadas e execução de revestimentos internos em paredes de concreto.

Perspectivas para celebrar os 20 anos do Programa

Com a promoção da ABCP e do Sinduscon-GO e coordenação técnica da UFG, em 2022, a Comunidade da Construção completará 20 anos de atuação no mercado goiano. Para o 15º Ciclo de Ações há previsão de continuidade dos projetos lançados em 2021, como o “laboratório vivo” Living Lab C e o grupo de trabalho em BIM. No próximo ano, será lançado um grupo de trabalho voltado a discussões sobre a norma de desempenho, além da perspectiva de minicursos com temas em alvenaria estrutural e paredes de concreto, bem como a previsão de visitas técnicas, missão nacional e internacional (à Feira Batimat, em Paris-França).

O 15º Ciclo de Atividades terá vigência de janeiro a dezembro de 2022. Para saber mais sobre o Programa, acesse www.comunidadedaconstrucaogo.com.br ou entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sinduscon-GO
ABCP
UFG