NOTÍCIAS

No dia 23 de agosto (terça-feira), das 14h às 18h, a Comunidade da Construção GO, em parceria com a ABCP, realizará o minicurso “Cuidados na Estanqueidade de Fachadas e Execução de Revestimentos Internos – Sistema Paredes de Concreto”. A capacitação on-line será ministrada pelo Prof. Me. Nielsen Dias Alves, que abordará conceitos relacionados às boas práticas na execução de sistemas

No dia 28/06, o grupo de trabalho GT BIM GO, da Comunidade da Construção de Goiânia, realizou reunião para apresentar o balanço das atividades do 1º semestre e as perspectivas para os próximos meses. Dentre as ações, está o subprojeto EAP, que tem como objetivo estabelecer uma estrutura analítica de projeto, associada aos princípios do fluxo BIM, para que as construtoras possam utilizá-la como referência em seus processos de projeto,

Depois das Missões Técnicas realizadas nas cidades de São Paulo-SP, Porto Alegre-RS e Paris-França, em 2017, 2018 e 2019, respectivamente, a Comunidade da Construção GO retornou a São Paulo, após 5 anos. Os 22 profissionais participaram de uma programação extensa, a qual teve como objetivo promover a troca de experiências quanto às melhores práticas relacionadas a temas como desempenho das edificações, BIM e sustentabilidade na construção civil.

O grupo de trabalho “GT BIM GO”, da Comunidade da Construção de Goiânia, promoveu, em abril e maio, cursos de qualificação “BIM 4D – Simulação Construtiva” e “BIM 5D – Quantificação”, respectivamente, para os profissionais das empresas aderidas ao programa; as qualificações foram conduzidas pela especialista e consultora em BIM e Lean, Me. Natacha Sauer.

No dia 26 de abril, foi realizado o evento “Bate-Papo com os Especialistas”, ocasião em que o grupo da Comunidade GO recebeu os professores Dr. José Barros Neto (UFC e Inovacon-CE) e Dra. Tatiana Amaral (UFG), bem como o CEO do Grupo Aval, André Quinderé. Os 47 profissionais participantes do encontro on-line tiveram a oportunidade de conhecer as ações do Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará, o Inovacon, coordenado pelo Prof. Barros Neto.

Dentre os grupos de trabalho propostos para 2022, a Comunidade da Construção retoma as ações do GT Oficina da Norma de Desempenho. No dia 09 de março, foi realizado o primeiro minicurso voltado à atualização do grupo quanto à nova emenda de Desempenho Acústico. O encontro de 2 horas foi ministrado pela Arq.ª Fabiana Curado, diretora na Síntese Acústica Arquitetônica.

Para dar continuidade ao trabalho do Living Lab C, foi realizada, no dia 23 de março, a “3ª Oficina de Cocriação – Etapa Prototipação”, na qual o grupo do projeto, formado por universidades, representantes do poder público, de entidades e da cadeia produtiva da construção, teve a oportunidade de rever as soluções para a temática de Resíduos da Construção Civil (RCC), levantadas em 2021, e estruturar as ações de 2022.

Dentre as ações que a Comunidade da Construção GO se propôs a realizar, em 2021, destaca-se o grupo de trabalho GT BIM GO. A metodologia de trabalho teve como objetivo colaborar na aplicação prática do BIM nas empresas, por meio do compartilhamento de experiências com grandes especialistas, referências locais e nacionais.

A Comunidade da Construção Polo Goiano encerrou, no dia 10 de dezembro, as atividades do 14º Ciclo de Ações. O evento, realizado de forma presencial, contou com a participação de 50 profissionais de empresas parceiras do programa. O encontro foi marcado pelas palestras dos especialistas Enga. Civil Kelly Miranda (ABL Prime) e Eng. Eletricista Jorge Luiz Rodrigues (Mol Engenharia) que apresentaram os resultados alcançados pelo GT BIM GO neste ano. A palestra técnica, com tema Fluxo BIM, foi ministrada pelo especialista Ricardo Freitas, da onBIM Technology.

A Comunidade da Construção é um Programa nacional que tem como foco o desenvolvimento técnico e de gestão da indústria da construção civil; em Goiânia, o projeto caminha para seu 20º ano. O programa, com sede no Sinduscon-GO, consiste na união de empresas da cadeia produtiva da indústria da construção, que juntas tem como objetivo o desenvolvimento dos processos construtivos, racionalização e industrialização da construção civil brasileira. 

Dentre as ações prevista pela Comunidade da Construção GO, para 2021, destaca-se o grupo de trabalho GT BIM GO, composto por cerca de 45 empresas e mais de 100 profissionais.

A metodologia proposta objetiva colaborar na aplicação prática do BIM nas construtoras e incorporadoras a partir das experiências e conhecimentos adquiridos dentro do GT; aumentar o nível de maturidade e integração do BIM na cadeia construtiva local; desenvolver material técnico e orientativo que sirva como ponto de partida para melhorias de aplicação, ou ainda, para implementação BIM; além da prospecção de negócios e parcerias por meio do espaço de networking formado.

Livres.art.br! design by contato@livres.art.br