NOTÍCIAS

No último dia 05, foi realizado o 9º encontro do GT BIM GO, com um bate-papo sobre BIM MANDATE.

Dentre as ações prevista pela Comunidade da Construção GO, para 2021, destaca-se o grupo de trabalho GT BIM GO, composto por cerca de 45 empresas e mais de 100 profissionais.

A metodologia proposta objetiva colaborar na aplicação prática do BIM nas construtoras e incorporadoras a partir das experiências e conhecimentos adquiridos dentro do GT; aumentar o nível de maturidade e integração do BIM na cadeia construtiva local; desenvolver material técnico e orientativo que sirva como ponto de partida para melhorias de aplicação, ou ainda, para implementação BIM; além da prospecção de negócios e parcerias por meio do espaço de networking formado.

De fevereiro a outubro deste ano, o GT BIM GO recebeu grandes nomes ligados à temática BIM no país, como os especialistas Dr. Leonardo Manzione, Dr. Silvio Melhado, Dr. Sergio Leusin, Dr. Gustavo Carezzato, Arq. Wagner Conde, Eng. Eletricista Fábio Sato, Dr. Li Chong Lee, Me. Natacha Sauer, Esp. Rosângela Castanheira, CEO Juan Carlos (da Augin), Kléber Gonçalves (da empresa irlandesa Strata Project Solutions), Esp. Nathaly (Orçafascio) e o CEO Arthur Oliveira (da Otus).

Os temas de discussão foram "Processo de Projeto Simultâneo", "Plano de Execução BIM", "Contratação", “Diretrizes BIM 3D – Compatibilização e Critérios de Modelagem”, "Diretrizes BIM 4D e BIM 5D", “BIM no canteiro de obras” e “BIM Mandate”.

Além dos convidados externos, empresas locais, integrantes do GT, foram convidadas a apresentar a sua caminhada na implantação BIM, seja quanto aos desafios, bem como quanto às boas práticas identificadas ao longo do processo. Nesse espaço de “benchmarking do GT”, participaram as empresas Amplus Construtora, Vertical Engenharia, Grupo Toctao, Sousa Andrade, DIM Inteligência em Projetos, CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Mol! Engenharia, GPL Incorporadora, Toctec, Ziirom e Sabbatini Interiores.

A coordenação da Comunidade de Goiânia conta com o importante apoio técnico da Enga. Kelly Miranda e dos diretores da Mol! Engenharia, Me. Jorge Luiz Rodrigues e Me. Cláudio Lustosa, para o planejamento e condução das atividades do GT.

O último encontro virtual, de 2021, está agendado para o dia 9 de novembro. Além do fechamento das atividades, será lançado o GT BIM 2022. Para acompanhar as novidades, siga @comunidadedaconstrucaogo nas redes sociais do Programa!

Sinduscon-GO
ABCP
UFG