NOTÍCIAS

Comunidade da Construção GO realizou, nos dias 23 e 24 de maio, sua 4ª Missão Técnica

Depois das Missões Técnicas realizadas nas cidades de São Paulo-SP, Porto Alegre-RS e Paris-França, em 2017, 2018 e 2019, respectivamente, a Comunidade da Construção GO retornou a São Paulo, após 5 anos. Os 22 profissionais participaram de uma programação extensa, a qual teve como objetivo promover a troca de experiências quanto às melhores práticas relacionadas a temas como desempenho das edificações, BIM e sustentabilidade na construção civil.

Além das 4 visitas em canteiros de obras das empresas Direcional Engenharia, Porte Engenharia e Urbanismo e Sinco Engenharia, a Missão também reeditou uma visita aos laboratórios do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

1 Foto de capa Missao SP

 Grupo participante da 4ª Missão Técnica Comunidade da Construção GO

O IPT é uma instituição que há mais de 100 anos colabora para o processo de desenvolvimento do País. Por meio de 11 centros tecnológicos, atua de forma multidisciplinar, contemplando diversos segmentos como energia, transportes, petróleo e gás, meio ambiente, construção civil, cidades, saúde e segurança. Durante a manhã do dia 23 de maio, o grupo foi recebido pelo Dr. Fúlvio Vittorino e pela Assistente de Pesquisa Kely Regina Salema, os quais conduziram as visitas pelos laboratórios da Unidade de Habitação e Edificações, sendo o Laboratório de Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Instalações Prediais, o Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos; e o Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões.

3 Foto no IPTss

Instalações dos laboratórios de Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Instalações Prediais (esquerda) e de Segurança ao Fogo e a Explosões (direita), do IPT.

A primeira visita em obra foi articulada pela S-Form. A empresa sul coreana desenvolve soluções de fôrmas para obras residenciais, corporativas e de infraestrutura, sendo líder global em formas de alumínio para paredes de concreto. Na tarde do dia 23, o grupo foi recebido pelo representante da S-Form, Sr. Alex Jun Hee Nam, e pelo Eng. Paulo Moraes, da obra Pátio Central Cambuci, empreendimento da Direcional Engenharia. O grupo teve a oportunidade de visitar o canteiro de obra; uma torre em execução, com os sistemas de fôrmas e escoramentos prontos para concretagem; e a primeira fase do condomínio já finalizada, pronta para entrega. Os anfitriões apresentaram as vantagens desse sistema industrializado e compartilharam relevantes informações técnicas quanto ao planejamento e à execução das paredes de concreto.

4 Foto na obra Direcional

Visita à obra Pátio Central Cambuci, da Direcional Engenharia

Na manhã do dia 24, o grupo goiano foi recebido pelo Diretor de Engenharia da Porte Engenharia e Urbanismo, Eng. Oscar Favero, e sua equipe, na obra Platina 220. A empresa tem como propósito o desenvolvimento humano por meio da transformação urbana; para tanto, lançou o projeto Eixo Platina, a fim de conectar demandas da população da Região Leste a soluções urbanas voltadas para os negócios, educação, saúde, serviços, cultura, lazer e moradia. O Eixo Platina prevê 360 mil m² e reunirá 6 grandes empreendimentos no Tatuapé, dentre eles o Platina 220. O edifício contempla usos residencial, corporativo, comercial, hotel e lojas; tem área total construída de aproximadamente 57 mil m²; e atualmente é um prédio de uso misto mais alto da cidade.

5 Foto Porte Platina

Visita ao empreendimento Platina 220, da Porte Engenharia e Urbanismo.

A segunda visita foi na obra Syrah Anália Franco, empreendimento residencial de alto padrão, com 26 pavimentos de 2 apartamentos por andar, mais lazer completo. Dentre os diferenciais mencionados, destacam-se janelas com venezianas automatizadas, ar-condicionado, gerador, iluminação automatizada, painel arquitetônico deslizante, sistema de aspiração e de automação residencial, tratamento acústico e terraço técnico.

6 Foto Porte Syrah

Visita ao empreendimento Syrah Anália Franco, da Porte Engenharia e Urbanismo.

Fechando a Missão, os profissionais de Goiânia e Brasília realizaram a 5ª visita na obra GIO Campo Belo, empreendimento de alto padrão da Tegra Incorporadora e da Sinco Engenharia. A torre de 26 pavimentos possuirá 52 apartamentos de 232 a 406 m². O grupo foi recebido pelo Diretor de Engenharia, Eng. João Paulo Figueiredo; pelo Gerente da obra, Eng. Valdir Bispo Filho; pela Gerente de Projetos e BIM, Arqt.ª Priscila Castro; e pelo Gerente de Planejamento, Eng. Derek Collard. A Sinco se destaca pela maturidade nos usos BIM (Building Information Modeling), tendo sido vencedora do Prêmio de Excelência BIM, do SindusCon-SP, na categoria Construtor. Além disso, projeta e executa empreendimentos que já possuem ou possuirão certificações LEED e Aqua.

7 Foto Sinco

Visita ao empreendimento GIO Campo Belo, da Sinco Engenharia.

Em dois dias de visitas e com uma programação extensa, o grupo da Comunidade da Construção GO teve a oportunidade de se conectar com diversos especialistas. Além do networking interno e com os profissionais de São Paulo, os participantes da Missão Técnica acessaram diversas boas práticas, inovações, desafios e soluções propostas pelas empresas para cada empreendimento visitado. 

A Comunidade da Construção GO é um Programa desenvolvido pela parceria entre a ABCP, o Sinduscon-GO e a UFG, e conta com o apoio e a participação de empresas parceiras que compõem a cadeia produtiva da construção. Essa iniciativa completa, este ano, 20 anos de atuação ininterrupta, tendo como Coordenador Técnico o Prof. Dr. Oswaldo Cascudo (EECA-UFG); Coordenadora Técnica-Operacional a Enga. Civil Me. Daniela Castro; e Coordenador Institucional o Eng. Civil Me. Waldir Belisário Dos Santos Júnior (ABCP-CO). Para acompanhar as ações da Comunidade da Construção GO, siga nas redes socias @comunidadedaconstrucaogo.

Sinduscon-GO
ABCP
UFG