NOTÍCIAS

1º Workshop do projeto Living Lab C discute sustentabilidade e inovação na construção civil

O primeiro ciclo do projeto Living Lab C foi encerrado com a realização do 1º Workshop Living Lab C – Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil, nos dias 11 e 12 agosto. O encontro presencial, patrocinado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), recebeu representantes de universidades, do setor público, das empresas da construção e da sociedade em evento técnico (100 participantes) realizado no SESI-GO Clube Ferreira Pacheco e visitas técnicas (50 pessoas) no canteiro de obra do empreendimento Plateu d’Or do Grupo Toctao e no Parque Tecnológico Samambaia da UFG.

Nota 1 Foto 1

1º Workshop Living Lab C no Sesi-GO Clube Ferreira Pacheco (11/08/22)

O balanço final do primeiro ciclo de ações do Living Lab C aponta para um futuro de sustentabilidade e inovação.  Esse é um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), juntamente com a Comunidade da Construção de Goiânia (CCGO), e apoio do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e do Sinduscon-GO (Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás).

Foram realizados 70 encontros de planejamento, 26 reuniões com stakeholders e encontros técnicos, somando mais de 50 horas de atividades técnicas e 800 profissionais impactados. Os números foram compartilhados pela Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Prof.ª Dr.ª Helena Carasek, durante a abertura, no dia 11/08, do 1º Workshop Living Lab C - Inovação e Sustentabilidade.

Respostas à sociedade

“Dentre as principais ações realizadas, tivemos três oficinas de cocriação, com participação de 70 instituições e empresas representando a quádrupla hélice (academia, setor público, setor privado e sociedade); um Pitch Day para difusão de boas práticas de gestão de resíduos da construção civil (RCC); e um Desafio Nacional de Inovação, o Construct Ideathon, com 85 competidores representando 30 universidades de 10 Estados brasileiros”, relatou a Pró-reitora.

A Prof.ª Helena Carasek celebrou os resultados obtidos pelo projeto coordenado por ela e pela Eng.ª Civil Me. Daniela Castro, criado em 2020, durante o período crítico da pandemia de Covid-19.  “Esse é mais um projeto da UFG que visa dar respostas práticas à sociedade, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás e do Brasil, desta vez, com resultados específicos para a sustentabilidade da construção civil”, salientou.

Nota 1 Foto 2

(Esq. p/ Dir.): Waldir Belisário, Camila Storti, Lamartine Moreira, Helena Carasek, Oswaldo Cascudo, Daniela Mattar, Cinthia Martins, Sérgio Ângulo e Daniela Castro.

Mais sustentabilidade, menos desigualdade

A consultora Me. Cinthia Martins proferiu palestra com o tema “Boas Práticas e Desafios de RCC em Goiânia e região”. Aqui em Goiânia, já temos bons exemplos de empresas com ações concretas na gestão de resíduos; 60% delas são da construção civil, mas precisamos de mais avanços", afirmou Cinthia, durante a exposição.

Em seguida, foi a vez da também consultora Esp. Camila Storti explorar o tema “Sistema B no Setor da Construção Civil”. A certificação B foi idealizada pela organização norte-americana B Lab e mede as ações de impacto socioambiental de uma empresa. Segundo Storti, é urgente que as empresas busquem um mundo mais inclusivo e menos desigual. "As empresas B equilibram lucro e propósito; buscam menores impactos para seus clientes, trabalhadores e para o planeta", concluiu.

O professor Dr. Sérgio Angulo, da Escola Politécnica da USP, fechou a programação de palestras do workshop, compartilhando experiências sobre “Inovação e Sustentabilidade em Ambiente Construído”. Angulo ressaltou a importância do ciclo entre a universidade e o mercado ser concluído. “Não adianta apenas dar uma bolsa para o pesquisador, é preciso incluir todas as partes, empresas e entidades de fomento, para que a inovação ocorra na prática”, ressaltou.

Já o professor da UFG, Dr. Oswaldo Cascudo, coordenador técnico da CCGO, celebrou as conquistas obtidas durante os 20 anos de existência da Comunidade da Construção de Goiânia e citou o 1º Workshop Living Lab C como um legado para as outras gerações. “Não somos mais o que éramos ontem, estamos mudando consciências e este momento reflete bem isso”, finalizou.

Nota 1 Foto 3

(Esq. p/ Dir.): Helena Carasek, Marcus Vinícius Mendes, Karla Emmanuela, Israel Trindade, Oswaldo Cascudo, Cezar Mortari e Waldir Belisário.

Presenças

Também estiveram presentes no 1º Workshop Living Lab C o Pró-Reitor de Graduação da UFG, Dr. Israel Trindade; a Diretora da Escola da Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Karla Emmanuela Ribeiro Hora; o Presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira; o Presidente do Sinduscon Goiás, Cezar Mortari; o Coordenador Regional Centro-Oeste da ABCP, Waldir Belisário; a Tecnologista em Ciência e Tecnologia do MCTI, Daniela Mattar; e o Conselheiro do Crea-GO, Marcus Vinícius Araújo da Silva Mendes.

Texto: Jornalistas Ednamar Dias e Márcia Araújo

Sinduscon-GO
ABCP
UFG